Translate

Friday, September 06, 2013

Vegetarianismo - ambientalmente correto, socialmente justo e sem dor

Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além de nossa compreensão. ~ Richard Gere

Uma boa escolha. Adotar uma dieta vegetariana contribui para uma melhor saúde, sua e do planeta. Além do fato de acabar com a tortura animal. Você pode pensar que é natural, os animais estão aí para nos servir... Poderia ter sido assim, há milhares de anos. Hoje o que temos são fábricas de produção de carne, torturas inimagináveis e uma grande (enorme) contribuição para o aquecimento global. Nestas fábricas, animais não comem capim, simplesmente porque não são livres, eles comem ração, sofrem processo de engorda (apesar da utilização de anabolizantes ter sido proibida no Brasil há quase 2 anos), têm o ciclo de vida reduzido e em muitos casos não são expostos ao sol.

Segue alguns vídeos para ilustrar um pouco o tema:

Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) - 10 anos. Um breve relato sobre as lutas e conquistas da sociedade no Brasil, programas como a "Merenda Vegetariana - uma vez por semana (adotada na cidade de São Paulo) e a "Segunda sem Carne".
Atualmente, a SBV está com uma campanha publicitária na estação Consolação do metrô de São Paulo em que reflete sobre a questão da diferenciação entre animais de consumo e domésticos. Até o dia 30 de setembro.

A Carne é fraca - documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o planeta.


Terráqueos - Um documentário antigo, mas que vale a hora. Apresenta como funcionam as fazendas industriais e relata a dependência sobre os animais para obter alimentação, vestuário e diversão, além do uso em experimentos científicos. Compara o especismo da espécie humana com outras relações de dominação, como o racismo e o sexismo.

Glass Walls (Paredes de Vidro) - Produzido pela PETA o vídeo curto que expõe de forma detalhada e contundente a indústria de carnes, ovos e leite. Narrado por Paul McCartney.

No comments: