Translate

Thursday, August 01, 2013

Racismo


Por Taís González

Para os adultos negros norte-americanos, o racismo percebido pode causar sintomas de saúde mental semelhante a grandes situações traumáticas, de acordo com um novo estudo de Alex Pieterse, da Universidade de Albany (NY), publicado pela American Psychological Association.

Foi realizada uma análise de 66 pesquisas anteriores, que incluiram um total de mais de 18.000 adultos negros. A partir dos dados encontrados, verificou-se que a somatização (aflição psicológica que se expressa como dor física), a sensibilidade interpessoal e a ansiedade são respostas comuns tanto ao racismo quanto ao trauma.
"Estamos focados em adultos negros americanos, porque esta é uma população que relatou, em média, mais incidentes de racismo que outros grupos de minorias raciais e por causa das potenciais relações entre racismo e não só a saúde mental, mas a saúde física também", disse autor Pieterse.

De acordo com a Unicef, o racismo causa impactos danosos do ponto de vista psicológico e social, principalmente de crianças e adolescentes. A criança pode aprender a discriminar apenas por ver os adultos discriminando. Nesses momentos, ela se torna vítima do racismo. A prática do racismo e da discriminação racial é uma violação de direitos, no Brasil, é um crime inafiançável, previsto em lei.

Em uma de tuas frase mais conhecidas, Nelson Mandela refere-se a prática do racismo como algo transmitido. "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser oculta, jamais extinta".

Um vídeo da série Belas Bros que mostram as reações de crianças, adolescentes e idosos quando assistem a vídeos virais, notícias, ou tendências, publicado no dia 14 de julho passado, já atingiu quase 6 milhões de visualizações. Nele, crianças e adolescentes assistim ao polêmico comercial Cheerios (marca de cerial), em que caracteriza uma família. O apresentador pergunta qual o problema no vídeo e nenhuma consegue decifrar. Quando ele disse que as pessoas estavam com raiva por conta do casal mestiço no comercial, as crianças apresentam confusão genuína. Renasce a esperança de que gerações futuras serõ mais evoluídas...


No comments: