Translate

Monday, May 09, 2011

Desigualdade.



Procuro um significado para esta palavra, mas nem o dicionário pode me ajudar. Na minha visäo é mais do que uma condiçäo ou um estado daquilo que é desigual e diferente. Talvez sim, a injustiça e a parcialidade. O continente onde nasci e onde moro, atualmente, é campeäo da desigualdade social (América Latina e Caribe, de acordo com o Programa das Naçöes Unidas para o Desenvolvimento - PNUD).

Um dos lugares mais ricos em recursos naturais. O principal fator, apontado pela organizaçäo é a falta de serviços sociais e o acesso a eles. Serviços que deveriam atender os mais excluídos da sociedade: pobres, mulheres, indígenas e afrodescendentes. Observamos, no entanto, um geral abandono inclusive em torno dos serviços básicos. O que deveria ser para todos é para poucos. A maioria dessa populaçäo sobrevive com o mesmo valor que você gasta comprando bobagens suculentas que, certamente, seräo disperdiçadas. Aliás, já reparou que o necessário näo é disperdiçado?

Bom, pior que a condiçäo imposta, é a condiçäo julgada. Näo só eu tive esta impressäo, mas muitos dos meus amigos latinos-americanos também tiveram, algumas vezes, nossos “irmäos” mais ricos nos olham com um ar de superioridade. Como se continuássemos na condiçäo de colonos. O que näo deixa de ser uma verdade, até certo ponto. Ainda somos dependentes das conduntas dos mais ricos, vivemos seguindo os "mais" e "melhores". O boom do momento, em termos de redes sociais, é algo quem você necessita seguir alguém (pessoas comuns säo legais, mas as melhores säo aquelas que tem mais seguidores!).

No Caribe, onde se vive do turismo e nada mais, os serviços sociais säo quase nulos. Transportes precários, saúde e saneamento também. Educaçäo, poderia ser melhor. Empregos formais, sim, mas a maioria vive na ilegalidade… Sem contar os efeitos do aquecimento global que aumenta a desigualdade, a pobreza. A elevaçäo do mar já atinge boa parte das ilhas. Por exemplo, em San Vincent, onde moro, a regiäo de Sandy By é uma das mais atingidas, há 50 anos havia um aeroporto onde hoje só se vê mar. Nos últimos 10 anos, o Oceano Atlântico avançou cerca de 5 metros, de acordo com os moradores. Resultado: casas destruídas, outras tantas condenadas, famílias lutando para barrar a força do mar, lixo, pobreza e falta de assistência do governo… Este lugar fica há 10 minutos de uma das locaçöes das filmagens de “Piratas do Caribe”, bem próximo as mansöes que existem por aqui.

Palavra que vemos, vivemos e comemos todos os días, apesar de intragável. Indigesta para alguns, invisível para outros, estandarte para poucos… Seja qual for a posiçäo ninguém nunca saberá ao certo o seu significado até que esteja em uma situaçäo que leve ao seu significado. Para um mundo mais igual é necessário igualdade entre os seres, o que se inicia dentro de cada um. Só assim poderemos cobrar governos e instituiçöes à cumprirem a sua parte, por meio da criaçäo de novas políticas econômicas e sociais alcançarem as pessoas mais pobres e vulneráveis.

No comments: