Translate

Wednesday, April 30, 2014

Valborgsmässoafton – Walpurgis Night


Tradições suecas

Depois de um longo e tenebroso inverno é preciso comemorar! Hoje os suecos comemoram a tradicional “Valborgsmässoafton“ ou “Noite de Celebração de Valborg”. Basicamente, são acessas fogueiras enormes e as pessoas dançam e cantam (e bebem muito) celebrando a chegada da primavera. A experiência é incrível e é bacana ver as pessoas cantando musicas antigas e seguindo tradições, mesmo que a maioria nem sabia de 'onde elas venham' e depois das apresentações, como por exemplo e muito comum a este dia, o coral de vozes masculinas, subam ao palco cantores de Rap!

Diz a lenda...
Que no ano 710, uma mulher chamada Valborg (também conhecida como Walpurgis, Wealdburg ou Valderburger), nasceu em algum lugar do Norte da Europa. Seu ato mais marcante foi a fundação do Convento Católico Heidenheim, em Wurtemburg, na Alemanha. Três meses após sua morte, no dia 01 de maio de 779, foi considerada santa e esse dia passou a ser conhecido como Walborg Day.

Os vikings...
Tinham esta data (ou mai ou meno) como um 'festival' pagão, era o início da estação do crescimento. Cantando e dançando ao redor de grandes fogueiras, eles pretendiam afastar os maus espíritos e garantir a fertilidade do campo limpando a terra do inverno seco e morto. Esta era a noite de celebrar a chegada da primavera.

A partir da expansão viking, as duas crenças fundiram-se e a festa pagã da chegada da primavera passou a ser celebrada na noite do dia 30 de abril, o “Walborg Night”, em sueco “Valborgsmässoafton”.

E hoje?
Em Estocolmo, a melhor festa acontece em Skansen, um parque que celebra a data desde 1895. Vários grupos de danças e músicas tradicionais apresentam-se neste dia. Num determinado momento, um senhor carregando um mastro decorado com flores e folhas inicia uma espécie de procissão com os “espectadores”. Depois disso, começam os jogos e competições medievais até a hora de acender a fogueira. Mas pra falar a verdade, hoje é o dia oficial para ficar bêbado na Suécia. (Not really, sempre há uma desculpa para beber por aqui). E em cidades universitárias como Uppsala e Lund a farra começou hoje, muito antes da fogueira, e só termina...

É pic, é pic, é pic, pic, pic!
Atualmente, o Valborg é um dia de celebração nacional por outra razão, o aniversário do Rei da Suécia. Pelo país, bandeiras são levantadas para saudá-lo.



No comments: